SINTET REALIZA ASSEMBLEIA COM EDUCADORES DE PALMAS NO SÁBADO, 30/11

Confira o resultado!
Autor: Secretaria de Comunicação

Legenda: Fotografo: :


Em assembleia geral realizada pelo Sintet Regional de Palmas neste sábado, 30/11, os educadores discutiram as reivindicações da categoria e informes sobre a reunião com os Secretários de Educação Berenice Castro e André Vitral, e os diretores do SINTET, Joelson Pereira, Elenice Cassiano, Elis Raik Carvalho, Antônio Chadud e Paulo Vinicius, no dia 29/11/2013.

A categoria discute desde o início de outubro sobre a possibilidade de retornar ao estado de greve, caso a gestão não cumpra os acordos anteriormente estabelecidos com o Sintet. Os educadores de Palmas reivindicam, principalmente, o pagamento das progressões horizontais e das titularidades dos servidores do concurso de 2010, eleição para diretores/as, planilha com os valores do retroativo, parcelado em 24 vezes (na negociação de abril) e um percentual (valorizado) de reajuste salarial para a categoria.

Confira a pauta discutida na assembleia:1. SOBRE O “KIT DIDÁTICO DA EDITORA POSITIVO”:A SEMED descartou a possibilidade de aquisição do “kit”, levando em conta o alto gasto.

2. PROPOSTA DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO:O sindicato de educação física solicitou alteração no edital do concurso exigindo que o profissional da educação tenha que contribuir como o CREF. O SINTET é radicalmente contra o CREF, por entender que o professor de educação física é um profissional da educação, portanto, suas funções na escola já são regidas pela LDB e pelo PCCR da educação de Palmas. Nesse sentido, entramos com solicitação da supressão do item que trata do CREF no edital do concurso. Já encaminhamos vários pareceres ao presidente da comissão do concurso, contrário à exigência do CREF. Estamos aguardando resposta da comissão.

3. ELEIÇÃO PARA DIRETORES:A Comissão do PCCR finaliza esta semana a minuta do edital para ser encaminhada à SEMED, para posteriormente lançar o edital para a eleição para diretores.

4. PLANILHA COM OS CÁUCULOS DAS PARCELAS DO RETROATIVO PARCELADO EM 24 VEZES:Está em processo de finalização. O SINTET cobra que estes valores estejam calculados até o dia 09/01/2014.

5. PAGAMENTO DAS PROGRESSÕES PARA OS SERVIDORES DO CONCURSO DE 2010:A SEMED apresentou documentos comprovando que 450 nomes já estão publicados no Diário Oficial do município para pagamento esse ano. De acordo com os Secretários, há uma intenção do governo em pagar todos, ainda esse ano. Mas caso não seja possível, será pago em folha complementar na primeira semana de 2014. No caso dos nomes dos servidores que ainda não foram publicados devido à pendências nas avaliações, a SEMED já está providenciada outra avaliação, que será feita ainda nesse ano.

6. PERENTUAL DE REAJUSTE:Ainda não foi definido. De acordo com a SEMED, o MEC ainda não definiu o reajuste do Piso para professores, assim como pelo fato da proposta de orçamento encaminhada pelo gestor ainda está em análise na Câmara de vereadores. Na assembleia o vereador professor Junior Geo apresentou uma proposta de formamos uma comissão para acompanhar os andamentos da votação na casa de leis do município.

7. Ficou agendada nova assembleia, que será realizada no dia 08/02/2014, quando será discutida a pauta de lutas para o ano de 2014.