Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) se pronuncia sobre o índice de reajuste reivindicado para a data-base dos servidores da rede estadual de educação.
Em março deste ano, o Sintet, junto a outras entidades sindicais representativas dos servidores públicos estaduais, definiu e protocolou uma proposta de reajuste salarial no Palácio Araguaia. A proposta conjunta estabelece um índice de 7,5% de reajuste, representando ganho real acima da inflação.
O percentual apresentado considera a reposição da inflação acumulada entre maio de 2024 e abril de 2025, período de referência da data-base do Executivo Estadual. A projeção de fechamento é que seja apurado em 5,5%.
O Sintet reforça a defesa do reajuste de 7,5%, que contempla a reposição inflacionária e um ganho real aos servidores da educação. A entidade aguarda a manifestação oficial do Governo do Estado quanto ao índice proposto.
O sindicato também esclarece que a matéria veiculada na imprensa e aprovada recentemente na Assembleia Legislativa, com índice de 4,17%, refere-se a outros Poderes do serviço público estadual, como a Procuradoria Geral do Estado – não sendo aplicável à categoria da educação.
O Sintet reitera que a educação cobra a reposição da inflação integral, de no mínimo 5,5%, e seguirá mobilizado até que a proposta de 7,5% seja devidamente considerada.