O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), – Regional de Miracema, Iata Anderson, protocolou na quinta-feira (8) um ofício junto à Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins, solicitando a implementação do reajuste salarial de 2025 para professores e funcionários de escolas da rede municipal.
No documento, encaminhado ao prefeito Gecifran Silva, o Sintet apresenta as planilhas com os cálculos percentuais do reajuste. De acordo com os dados, os funcionários de escolas têm direito a um reajuste de 7,5%, com base no aumento do salário mínimo. Já os professores devem receber 6,27%, índice que corresponde ao reajuste do piso nacional do magistério. O percentual deve ser aplicado de forma retroativa a janeiro deste ano.
O sindicato cobra que o projeto de lei com os reajustes seja encaminhado à Câmara Municipal ainda em maio, de modo que o pagamento já seja efetuado aos profissionais da educação neste mesmo mês.
O reajuste solicitado está previsto na Lei Municipal nº 470/2014, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da educação no município.
“Estamos apenas cobrando o cumprimento do que está garantido em lei. É essencial que os profissionais da educação sejam valorizados com o reajuste a que têm direito, de forma justa e dentro do prazo”, destacou Iata Anderson, presidente do Sintet Regional de Miracema.
O sindicato reforça que seguirá acompanhando os desdobramentos do caso junto ao poder público municipal e à categoria.