Sintet Regional de Palmas realiza assembleia e reforça luta por retroativos e valorização da carreira

11/08/2025 11/08/2025 11:21 937 visualizações

 

 

O Sintet Regional de Palmas realizou, nesta sexta-feira (8), uma assembleia com professores (as) e trabalhadores (as) da rede estadual para tratar de temas fundamentais para a categoria: pagamento de retroativos, andamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e valorização profissional.

A presidenta do Sintet Regional de Palmas, Rose Marques abriu a assembleia e convidou os representantes de local de trabalho para falar sobre a realidade das unidas escolares.

Durante o encontro, o assessor contábil do Sindicato, Samuel Chiesa, apresentou informes sobre as ações judiciais que garantem o pagamento dos retroativos de progressões e datas-bases. Ele alertou que os servidores têm menos de 60 dias para aderir ao processo e garantir o recebimento dos passivos, reforçando a importância de assinar o termo de adesão.

 

As ações coletivas protocoladas pelo Sintet asseguraram o pagamento integral de todas as progressões devidas pelo Governo do Estado, o único resultado positivo entre as carreiras do serviço público. Até o momento, mais de R$ 60 milhões em direitos já foram garantidos para a categoria. “Isso é fruto de luta sindical e precisa ser de conhecimento de todos”, destacou a direção.

 

O presidente do Sintet Central, José Roque, informou que o projeto de reformulação do PCCR da rede estadual deu entrada hoje, sexta-feira (08), na Casa Civil, seguindo agora para análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, posteriormente, votação na Assembleia Legislativa. Ele reforçou que o Sindicato está vigilante para que seja mantido o texto construído e defendido pela categoria na Comissão.

 

 “Não queremos mudanças que retirem garantias de valorização. Onde houver necessidade de debate, estaremos presentes, cobrando a manutenção dos avanços conquistados”, afirmou José Roque.

 

O presidente também explicou que, para aprovação do PCCR, é necessário que o Estado se enquadre no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que atualmente está acima desse patamar. Neste sentido foi dado o prazo de até 17 de setembro de 2025 para o governo aprovar o plano de carreira.

 

A pauta incluiu ainda questões relacionadas aos servidores aposentados, ressaltando o compromisso do Sintet em representar todos os segmentos da categoria.

 

As assembleias serão realizadas em todas as regionais, fortalecendo o diálogo com a base. “Esses espaços são fundamentais para ouvir os trabalhadores, prestar contas e dirimir as dúvidas”, concluiu José Roque.

 

Encaminhamentos:

Nova assembleia dia 17 de setembro de 2025;

Eleitos conselheiros do CER.

 

 

Mais Fotos