APUG, ASAUNIRG, SINTET E SISEMG SE REUNEM COM VEREADOR WALTER COELHO

11/02/2026 11/02/2026 11:37 25 visualizações

 

 

Os presidentes da Apug, Sisemg, AsaUnirg e Sintet estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (10/2) com o presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Walter Coelho, para debater a taxação dos aposentados após a Reforma da Previdência aprovada em setembro de 2025 e em vigor desde janeiro deste ano.

 

Durante a reunião, as entidades apresentaram preocupação com pontos da nova legislação que, no entendimento dos sindicatos, são inconstitucionais. A proposta conjunta é que o vereador realize um estudo técnico para reavaliar trechos da lei, além de analisar o impacto direto das mudanças na vida dos servidores aposentados.

 

Entre as principais preocupações está a situação dos aposentados por invalidez, que perderam o benefício previsto na legislação anterior, o qual garantia o desconto em dobro do teto. Com a alteração, muitos passaram a arcar com valores considerados elevados, comprometendo a aquisição de medicamentos e outras necessidades básicas.

 

Algumas propostas foram apresentadas ao parlamentar, que se comprometeu a avaliá-las. Após o período carnavalesco, uma nova reunião deverá ser realizada para dar continuidade ao debate sobre a reforma e seus impactos.

 

A presidenta do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina, reforçou a posição da entidade contra a taxação. “Somos totalmente contrários a onerar os aposentados. Não aceitamos e vamos lutar contra essa maldade com nossos aposentados”, afirmou.

 

Com informações da APUG.