Em reunião com Sintet, Prefeitura de Guaraí faz acordo e negociações sobre retroativos da educação avançam

12/03/2026 12/03/2026 10:16 52 visualizações

 

Diretores do  Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins(Sintet), acompanhados da assessoria jurídica, participaram, nesta quarta-feira (11), de uma reunião com a Prefeitura de Guaraí que marcou um avanço significativo nas negociações sobre o pagamento dos retroativos devidos aos servidores da educação.

A proposta inicial apresentada pela prefeitura previa o cálculo dos retroativos com base nas tabelas salariais utilizadas em 2022 e 2023, limitando o pagamento apenas a esses dois anos.

Durante a reunião, o sindicato argumentou que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Magistério de 2026, já em vigor, representa o parâmetro mais justo para o cálculo dos valores. Segundo o Sintet, as tabelas anteriores possuíam índices inferiores aos atualmente garantidos por lei.

A argumentação do sindicato levou à superação da proposta inicial. As negociações avançaram para a adoção dos índices do PCCR de 2026 como base de cálculo, ampliando o alcance dos retroativos para além de 2022 e 2023, passando a contemplar também os anos de 2024 e 2025.

Para o Sintet, essa mudança representa um novo patamar nas negociações, com uma proposta mais ampla e mais favorável aos trabalhadores da educação.

Ficou acordado que até o dia 31 de março será realizada uma nova reunião, quando a prefeitura deverá apresentar uma proposta mais detalhada, já acompanhada dos cálculos. Após isso, o tema será submetido à Assembleia Geral da categoria para análise e deliberação da categoria.

Luta sindical impulsionou negociações

De acordo com a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos, o avanço nas negociações é resultado direto da mobilização da categoria.

“Esse diálogo com a prefeitura não surgiu por acaso. Ele é fruto da luta sindical, de enfrentamento e de atuação firme do sindicato em defesa da categoria”, afirmou.

A abertura das negociações também foi impulsionada por uma decisão judicial favorável obtida em ação movida pelo sindicato em defesa dos filiados, que reconheceu a legitimidade dos direitos reivindicados.

Embora o processo ainda não tenha transitado em julgado e possa ser objeto de recurso nas instâncias superiores, a decisão já alterou o cenário das negociações.

Para o presidente do Sintet, José Roque Santiago, a luta segue para garantir que todos os profissionais da educação sejam contemplados.

“A nossa luta é para que nenhum trabalhador e nenhuma trabalhadora da educação fiquem para trás”, destacou.

O Sintet reafirmou que continuará utilizando todos os meios políticos, administrativos e judiciais disponíveis para garantir os direitos da categoria, buscando que todos os filiados sejam contemplados no acordo com justiça e respeito à trajetória de luta dos servidores da educação.