Professores de Colmeia aprovam acordo para pagamento dos retroativos do piso do magistério

25/06/2026 25/06/2026 09:48 30 visualizações

 

Os profissionais da rede municipal de educação de Colmeia aprovaram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, 24 de junho de 2026, a proposta de acordo para o pagamento dos valores retroativos do Piso Nacional do Magistério referentes aos anos de 2023 a 2025.

A proposta foi construída após negociações entre a Prefeitura de Colmeia, o Sintet Regional de Guaraí e representantes da categoria. Inicialmente, a gestão municipal apresentou uma proposta de parcelamento dos débitos em 48 vezes, sem a incidência de correção monetária. A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo sindicato e pelos trabalhadores da educação.

Após novas rodadas de negociação, foi firmado um acordo prevendo o pagamento dos valores em 48 parcelas, com correção pela taxa Selic. Conforme os termos pactuados, a aplicação dos juros ocorrerá a partir da 12ª parcela do cronograma de pagamentos.

A proposta foi apresentada à categoria durante assembleia e recebeu ampla aprovação dos presentes, registrando apenas um voto contrário.

A presidente do Sintet Regional de Guaraí, professora Iolanda Bastos, destacou que o resultado é fruto da mobilização permanente da categoria e da atuação do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores da educação.

“Nossa luta tem sido constante em busca do cumprimento dos direitos da categoria, principalmente na defesa da Lei do Piso, que garante o reajuste anual da remuneração dos professores. Em muitos casos, as gestões compreendem a importância da valorização profissional e realizam o pagamento de forma imediata. Em outros, infelizmente, há tentativas de protelar esse direito. Mas o que sempre defendemos é que o direito é legítimo e deve ser cumprido. Nós não desistimos e seguimos cobrando até que ele seja efetivamente garantido. Pode demorar, mas é certo que a prefeitura tem a obrigação de pagar”, afirmou.

O acordo representa mais um avanço na luta pela valorização dos profissionais da educação e pela garantia do cumprimento da legislação que assegura o Piso Nacional do Magistério.